Leiriain

                 parceiros 01 IPL  FORUM ESTUDANTE
CML CMMG NERLEI ADAE CEFAMOL
Home

Leiria-In termina e o futuro começa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

IMG 6120

Como não podia deixar de ser, o final da grande semana dedicada à indústria contou com um momento de despedida. Mas houve ainda tempo para uma visita a uma empresa, interagir com robôs e carros telecomandados, bem como dar um salto até à praia.

 

De manhã o grupo da Leiria-In voltou à ESTG para conhecer o departamento de engenharia automóvel onde puderam assistir a uma demonstração de princípios físicos aplicados à mecânica, utlizando um carro telecomandado.

IMG 5897

IMG 5916

No clube de robótica os participantes tiveram a oportunidade de conduzir robôs num circuito fechado assim como explorar vários projetos desenvolvidos por alunos da escola.

Ainda antes de almoço os jovens deslocaram-se à DRT, empresa de fabricação de moldes. Aqui puderam visitar todos os departamentos envolvidos na atividade começando pelo comercial, passando pelo criativo, o de engenharia, onde os moldes são desenhados em 3D, e o departamento de qualidade.

IMG 5793

Já dentro da fábrica, os participantes acompanharam o processo de fabrico dos moldes e assistiram à programação das máquinas de acordo com as esquemáticas do departamento de engenharia.

A tarde foi passada na praia de São Pedro de Moel entre banhos de sol, mergulhos e um jogo de vólei.

Depois do jantar de encerramento que contou com a presença de representantes dos parceiros da semana Leiria-In, os presentes puderam assistir ao sarau que os participantes prepararam ao longo da semana.

IMG 6035

Foram momentos teatrais e musicais apresentados pelas quatro equipas e pontuados por um júri que atribuiu o Prémio Original à equipa vermelha, o Prémio Humor à equipa azul, o Prémio Talento à equipa branca e o Prémio Musical à equipa verde.

IMG 6135

 

Houve ainda momento para algumas considerações finais sobre a semana por parte dos parceiros envolvidos.

"É com muito gosto que estamos associados a esta iniciativa", referiu Jorge Santos da NERLEI salientando que estas atividades são uma oportunidade de conhecer realidades que "vão ser importantes para o vosso futuro".

Manuel Oliveira da Cefamol agradeceu em particular a todas as empresas que se disponibilizaram para receber os participantes da Leiria-In e dar-lhes a conhecer áreas industriais que provavelmente ainda não conheciam.

IMG 6076

Em representação da Câmara da Marinha Grande, Luís Barreiros mencionou que "é um gosto enorme e um privilégio receber estes jovens". Disse também esperar que estes tenham gostado da Marinha Grande e de Leiria e que voltem a visitar os concelhos.

"No início tinha-vos dito que seria uma semana fantástica. Confirmam?", Anabela Fernandes Graça, da Câmara de Leiria, lançou a pergunta aos jovens na sala que lhe responderam com um nítido "sim!". A vereadora salientou a importância da Leiria-In tendo em conta que promove simultaneamente "uma área que nos é querida, a indústria, e uma escola de excelência, o IPL".

Rui Marques, CEO da Forum Estudante, agradeceu aos jovens por terem cumprido com o pedido que lhes colocou na sessão de abertura, de que representassem a Forum Estudante durante esta semana. Deixou ainda o desejo de que os participantes desta semana levem consigo tudo aquilo que aprenderam.

IMG 6203

"Espero que tenham gostado e que levem Leiria e todas as nossas indústrias no coração." Foi com esta expetativa que Nuno Mangas, presidente do IPL, se dirigiu aos jovens, desafiando-los ainda a divulgar a Leiria-In junto de colegas e amigos para que "para o ano tenhamos aqui mais 50 jovens para uma grande 3ª edição".