Leiriain

                 parceiros 01 IPL  FORUM ESTUDANTE
CML CMMG NERLEI ADAE CEFAMOL
Home

Uma viagem a outra dimensão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

leiria-in 4 2

No penúltimo dia da nossa aventura em Leiria, vimos muitas coisas novas desde a tecnologia de ponta à indústria artesanal.

De volta à Marinha Grande, pela manhã, fomos visitar o Centro para  Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria(IPL). Nesta unidade de investigação vimos tecnologia ao mais alto nível. Desde impressoras 3D, à criação de próteses médicas ou aditivos farmacêuticos com fins curativos. Também na área multimédia vimos aparelhos de topo: uma mesa multitouch que consegue mostrar, através de um software especializado, objetos “inteiros” ou completamente desmontados. Mas não acaba por aqui, neste centro é possível digitalizar pessoas e construir moldes para o desenvolvimento dos muitos projetos que aqui são criados.

leiria-in 4 1

leiria-in 4 3

leiria-in 4 4

leiria-in 4 5

Da Marinha Grande para as Caldas de Rainha, fomos recebidos na Escola Superior de Artes e Design do IPL onde nos dividimos por três workshops. Na oficina da Gravura, aprendemos a  técnica da serigrafia, aplicando desenhos pré estabelecidos sobrepostos a uma folha branca que pudemos trazer para casa.

leiria-in 4 6

Na oficina da Cerâmica deram-nos esponja e areia para criarmos um molde a nosso gosto e depois preenchêmo-lo com gesso para criarmos um objeto, que trazemos para casa como recordação.

leiria-in 4 8

Também da cerâmica vive a Arfai, empresa que visitámos no final deste dia. Na fábrica tivemos oportunidade de ver todo o processo manual de produção das peças, desde o molde passando pela cozedura, pintura e embalagem. Pudemos perceber ainda melhor esta indústria depois de um pequeno video explicativo que vimos. Já noutro edifício da mesma empresa, tivemos oportunidade de ver vários dos produtos finais criados na fábrica da Arfai.

leiria-in 4 9

À noite, conhecemos um pouco da cultura académica do IPL com a atuação da Trovantina – Tuna Masculina do IPL.

leiria-in 4 11