Leiriain

                 parceiros 01 IPL  FORUM ESTUDANTE
CML CMMG NERLEI ADAE CEFAMOL
Home

A indústria é muito mais do que aparenta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

leiria-in 2 1

No 2º dia da “Leiria-in” fomos até à Marinha Grande conhecer várias empresas de topo e para a tarde estava reservada uma atividade de muita diversão.

Começámos pela sede do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, onde o secretário geral da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, Manuel Oliveira, nos deu as boas-vindas e nos desejou um dia cheio de novos conhecimentos.

leiria-in 2 2

Rui Soares e Assunção Ferreira apresentaram, respetivamente, um pouco da história e das aplicações das indústrias dos moldes e do vidro. As empresas de ambos são exemplos de sucesso, sendo a maioria dos proutos produzidos para exportação.

leiria-in 2 3

Para percebermos melhor do que falavam, fomos divididos em três grupos e cada um desses visitou uma empresa diferente: duas de moldes e uma de vidro. Na Tecnifreza, pudemos ver vários processos da construção de moldes que, naquela empresa, são fabricados para várias áreas como a automóvel, a farmacêutica ou a eletrónica.

A KLC trabalha para as áreas automóvel, telecomunicações, electrónica de consumo e indústria médica fabricando moldes para plástico e processos decorativos, alguns dos quais pudemos observar na nossa visita à sua fábrica.

O terceiro grupo visitou a Crisal, onde tivemos oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação de moldes de vidro bem como os produtos finais, criados depois da modelagem.

Depois de um belo almoço servido pelos alunos de 10º e 11º anos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, continuámos a nossa viagem pelos moldes de aço e de vidro.

leiria-in 2 4

No Museu do Vidro, antigo Palácio Stephens do séc XVIII, vimos bonitas peças que mostram as diferentes aplicações que o vidro pode ter e, ao subirmos as escadas para o segundo andar, deparámo-nos com um enorme e luxuoso lustre cheio de pormenores envidraçados. Já na exposição “Escolpir o Aço”, conhecemos a evolução do fabrico de moldes através de alguns exemplos e de maquinaria exposta naquele espaço.

Escorregas, piscina, convivío e muita diversão foram ingredientes para um final de tarde super divertido no Mariparque, um parque aquático na Vieira de Leiria.

leiria-in 2 8

Embora ainda estejamos no  segundo dia, fizemos um balanço das atividades que decorreram até agora, na Biblioteca José Saramago, um espaço que para além do estudo e de um centro de recursos para os alunos do Instituto Politécnico de Leiria, é também um espaço cultural para diversos eventos.

leiria-in 2 7